Um Blog é uma janela escancarada...

Aberta a janela da alma, descrevi muito mais que simples sentimentos, convido a todos para viajar neste meu vício, versar sobre tempo,solidão, amor, injustiças, coerências e incoerências de tantas vidas, tantos sonhos e por vezes desilusão...

Renata Rimet

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

RETENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS COMO FERRAMENTA DE CRESCIMENTO ORGANIZACIONAL

ESTUDO DE CASO DO EDUCANDÁRIO PEDACINHO DO CÉU

RETENTION AND DEVELOPMENT OF TALENTS AS TOOL GROWTH ORGANIZACIONAL: CASE STUDY OF THE SCHOOL PIECE OF THE SKY
RENATA RIMET – RIMET, RENATA - ADMINISTRADORA
MARIA DE FÁTIMA ARAÚJO FRAZÃO, FRAZÃO, M. F. – MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO


O presente trabalho tem como objetivo abordar a importância da retenção e desenvolvimento de talentos como ferramenta de crescimento organizacional, na instituição educacional denominada Educandário Pedacinho do Céu. O tema é relevante, visto que é crescente a discussão a respeito da importância dos talentos humanos nas organizações de sucesso, característica fundamental da Era da Informação, que proporciona mudanças culturais e comportamentais, transformando o papel das pessoas que delas participam, não sendo diferente para as instituições educacionais. Como suporte teórico para o desenvolvimento do trabalho, foram pesquisados diversos autores que tratam de temas como responsabilidade social, administração de talentos humanos, do capital intelectual e gestão de pessoas. A partir da pesquisa exploratória realizada junto aos colaboradores, foram identificadas práticas de retenção e desenvolvimento do potencial criativo, apostando no capital intelectual e nas habilidades individuais como ferramenta de crescimento organizacional e social. A importância de um trabalho desenvolvido a partir da valorização do “ser”, envolve não somente o corpo funcional de uma empresa, mas sim, todos aqueles que estão interligados ao processo, seja de forma direta ou indireta. Essas práticas fortalecem a missão organizacional e dissemina a visão de futuro entre o público interno. Desenvolver talentos e competências é de suma importância para a organização, uma vez que consolida seus valores e princípios básicos de forma consistente, sendo incorporados pelas pessoas, tornando-os norteadores de seu comportamento e permitindo o direcionamento entre objetivos, valores individuais e organizacionais, construindo e fortalecendo a identidade cultural.


Palavras-chave: Administração de Recursos Humanos. Talento Humano. Capital Intelectual. Desenvolvimento de Pessoas.


CONCLUSÃO



Quando organizações são bem sucedidas, elas tendem a crescer ou, no mínimo, a sobreviver. O crescimento acarreta maior complexidade dos recursos necessários às suas operações, com o aumento de capital, incremento de tecnologia, atividades de apoio, dentre outras, que acarretam o aumento do número de pessoas, bem como a necessidade de intensificar a aplicação de seus conhecimentos, habilidades e destrezas indispensáveis à manutenção e competitividade do negócio.

Enquanto a estrutura física da organização crescia, os objetivos dos fundadores se solidificavam com a parceria escola, família e comunidade, num movimento que provocou o deslocamento de pais e filhos em direção a instituição, fosse para trabalhar, estudar, se divertir, participar de palestras ou mesmo buscar aconselhamento.

Com tudo isto é assegurado que os recursos materiais, financeiros e tecnológicos sejam utilizados com eficiência e eficácia, enquanto as pessoas passam a significar o diferencial competitivo que mantém e promove o sucesso organizacional, elas passam a constituir a competência básica da organização, a sua principal vantagem competitiva.

A pesquisa realizada junto aos colaboradores da instituição educacional denominada Educandário Pedacinho do Céu, visava identificar práticas adotadas pela empresa para reter e desenvolver o potencial criativo de seus colaboradores, apostando no capital intelectual e nas habilidades individuais como ferramenta de crescimento organizacional e social, demonstrando em seus resultados a importância de um trabalho desenvolvido a partir da valorização do “ser”, envolvendo não somente o corpo funcional da empresa, mas sim, todos aqueles que estão interligados ao processo, seja de forma direta ou indireta, mas que colaboram com o fortalecimento da missão organizacional e contribuem ativamente para que a visão de futuro de uma empresa venha a se tornar o objetivo de toda uma sociedade.

Ao questionar em que medida o desenvolvimento de talentos é uma importante ferramenta para o crescimento organizacional, retorno a leitura da missão da instituição que é -“Formar cidadãos capazes de atuar na sociedade com competência, dignidade, consciente dos valores e atitudes, interferindo criticamente na realidade para transformá-la e melhorá-la” - com a certeza de que os meios utilizados pela organização, justificam os objetivos alcançados, pois a mesma vem formando cidadãos capazes de atuar verdadeiramente na sociedade, com competência, dignidade, interferindo de forma critica na realidade e buscando a transformação através do conhecimento e aprendizado continuo, aliado com o propósito definido em sua missão.

A instituição apresenta uma postura de sensibilidade social, dessa forma, suas metas não são meramente econômicas, vão além. Antecipa-se aos problemas sociais do futuro, lidando com eles antes que se tornem críticos, assim ocorreu no inicio das atividades em 1994, quando o nível de escolaridade da comunidade dificultava até mesmo a contratação de pessoal, e recentemente, quando seus colaboradores se preparam com antecedência para o processo de educação inclusiva.

Durante o desenvolvimento deste trabalho, não restaram dúvidas a respeito do nível de comprometimento da organização com a comunidade e seus colaboradores, porém a dificuldade maior foi encontrar registros com dados mais relevantes capaz de comprovar a história da organização.

Embora não seja difícil encontrar personagens e personalidades que vão transformando aos poucos fatos em folclore, sugere-se que o EPC elabore material institucional para registrar sua história, fatos relevantes e demais aspectos que possam fazer parte de sua identidade cultural, para não perder informações preciosas a respeito da sua origem e processo constante de interação entre colaboradores, famílias e sociedade.

E, a cada ano, acrescentar novos capítulos a sua história, agregando o histórico de alunos, colaboradores, pais e as ações junto a comunidade acompanhando em paralelo sua evolução pessoal.

Os registros formais facilitam o processo de socialização dos colaboradores, aproximando até mesmo aqueles que prestam serviços de poucas horas à empresa, favorecendo o acesso a informações que envolvem os planos e projetos da instituição, reduzindo paulatinamente o sentimento de não pertencer ou não adaptar-se à cultura organizacional.

Ao descrever a importância de reter e desenvolver talentos como ferramenta de crescimento organizacional, entendo que o tema não se esgota, existe ainda outros aspectos a considerar, outros pontos de vista a serem analisados, o que abre a possibilidade para que novos estudos sejam realizados, a exemplo da fidelidade dos colaboradores junto à instituição, a cultura organizacional, dentre outros.

As organizações que aspiram ser competitivas no mercado atual devem focar em pessoas. Os talentos das pessoas em organizações que as valorizam, irão fazer toda a diferença.

O Estudo de Caso demonstra que ações simples implantadas numa comunidade, a partir de uma organização que se preocupa com seus talentos, provocam mudanças na sociedade como um todo, além de aumentar a qualidade de vida e abrir possibilidades para os envolvidos no processo. Ações essas, que se tornam condição indispensável para a continuidade da empresa num ambiente em constante transformação.


 
Deseja conhecer a pesquisa na integra ???
 
ou entre em contato rimet2005@hotmail.com

2 comentários:

  1. Certamente que o elemento humano e fundamental para a concretização de muitas ações. Por isso é importante que a organização trabalhe junto ao colaborador,percebendo suas necessidades e expectativas, e investindo em mantê-lo motivado. E, assim, todos ganham. Perfeito. Parabéns pela pesquisa.

    ResponderExcluir
  2. Essa forma de gestão de pessoas (desculpe, não sei se estou empregando o termo mais correto) deveria ser amplamente adotada na esfera pública.

    No mais, parabéns pela pesquisa. Gostei bastante. A leitura é bastante agradável.

    ResponderExcluir