Um Blog é uma janela escancarada...

Aberta a janela da alma, descrevi muito mais que simples sentimentos, convido a todos para viajar neste meu vício, versar sobre tempo,solidão, amor, injustiças, coerências e incoerências de tantas vidas, tantos sonhos e por vezes desilusão...

Renata Rimet

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Reflexão Politica, Não Menos Poética

     Política é convivência, respeito mútuo, crescimento e desenvolvimento, e nós, animais racionais, somos seu agente disseminador. Quando precisamos decidir em atravessar ou não uma via, quando optamos por este ou aquele curso superior, quando sucumbimos nossas idéias em função do outro, estamos fazendo valer o termo política na sua melhor forma, pois, somos livres para tomar tais decisões, sendo necessária a reflexão do termo política como sinônimo de liberdade, seja ela individual ou coletiva.

     Voltando os olhos para a sociedade contemporânea brasileira, torna-se evidente a distância criada entre o termo política e a prática política, se para os gregos liberdade e política tratava-se de um único tema, para nossa sociedade, o termo soa de forma pejorativa, remete-se a trapaça, desvio de conduta, jogo de interesse no sentido particular, desvinculando-se cada vez mais do objetivo de garantia da vida no sentido amplo, no aspecto do socialmente correto, onde as minorias seriam representadas, respeitadas e seus direitos preservados. Hoje, a omissão diante dos fatos, retrata o descaso do individuo para com a sociedade, torna-se mais fácil não opinar a respeito de determinado tema, fazendo parecer que, cada indivíduo, não é diretamente responsável pelo comportamento coletivo, como se o todo populacional, não se formasse de cada um.
     A política é um jogo de interesses, com peças que precisam ser manipuladas estrategicamente, transformando o individuo em cidadão pleno, onde uma sociedade mais justa seria apenas conseqüência.
     O cidadão brasileiro não possui base política, o que torna conveniente e abusiva a prática da “politicagem” por parte daqueles que detém o poder, e tratam a população como mera massa de manobra, ou seja, a política na sua pior face.
     Na busca por uma mudança na imagem política brasileira, faz-se necessário incluir política e seus conceitos discretamente desde a educação infantil e seu fortalecimento durante o ensino fundamental, o mais seria conseqüência, provavelmente positiva.


Só para lembrar, começa o horário politico...vamos apreciar...
Renata Rimet

softwarelivre.org

2 comentários:

  1. Muito interessante, esta questão sobre a liberdade e a política na antiga grécia, me faz pensar melhor se o mal não teve início desde este tempo, uma vez que era um povo dominador, escravista, e vaidoso. Mais importante ainda, é saber quem formava a sociedade naquele tempo. Seguindo esta linha, liberdade e política, significava poder. Não mudou nada. Somos subjulgados como dantes, porém temos acesso a entender isto por escrito.

    Quanto ao horário político gratuitamente financiado, não consigo apreciar, quando assisto, é para dar boas risadas; se não das pataquadas eleitoreiras, rio da minha própria condição de cidadão democraticamente livre.

    ResponderExcluir
  2. E veja só, não foi o povo dominador quem desenvolveu o conceito de DEMOCRACIA? Agora é o povo oprimido desenvolver a prática, o conceito ...a ideia principal existe, como disse o Almirante, somos subjulgados, mas temos acesso a entender isto...me parece um começo, informação é poder, poder gera mudança, então informe o povo... e por ai vai...O horário politico segue a mesma regra, assista nem que seja para dar boas risadas e criar argumentos seguros para descartar tanta pataquada...deve existir um lado positivo para tudo isso...

    ResponderExcluir